A Cards - Future Payment, Cases, Meios de pagamento, Tendências

Tendências de meios de pagamento: aumente valor para o cliente

As novas tendências de meios de pagamento vêm ocupando cada vez mais espaço nas relações entre empresas e clientes.

São avanços no uso de analytics, big data, machine learning, interfaces digitais, sem falar nos programas de fidelização, que permitem uma entrega de produtos e serviços personalizados de acordo com cada cliente e demais stakeholders, dando a eles a percepção do alto valor da marca.

Mas como será que os empreendedores podem aproveitar essas novas tendências de meios de pagamento de forma prática em suas empresas, aumentando o valor da marca para o cliente?

Exemplos de novas tendências de meios de pagamento

Antes de falarmos especificamente sobre essa prática, vamos relembrar a seguir algumas das principais tendências de meios de pagamento:

  • Sistema de recompensas: você oferece algo a mais para o cliente a fim de encantá-lo e fidelizá-lo.
  • Pagamento por aproximação (NFC): uso de smartphones, pulseiras e cartões que, ao se aproximarem da máquina de pagamento, a transação é efetuada.
  • Inteligência Artificial e Machine Learning: sistemas que auxiliam na personalização dos produtos e serviços aos clientes.
  • Cartões private label: cartões próprios das lojas que alcançam, principalmente, os desbancarizados. Se combinados com big data, os resultados podem ser ainda maiores.
  • Biometria e reconhecimento de voz.
  • Uso de Chatbots para processar vendas.

Segundo Fabiano Dourado Nunes, diretor de Cartões e Fidelização do Itaú Unibanco, existem muitos pontos positivos para a utilização da tecnologia com o objetivo de aumentar o valor para o cliente:

“A tecnologia nos proporciona evolução constante e o cliente é o centro de todas as decisões. Todo nosso investimento nesses avanços é direcionado para atender às necessidades de nossos clientes e parceiros da melhor forma”, afirma.

Empresas iniciantes também podem investir nas tendências de meios de pagamento

Para Nunes, os negócios iniciantes também precisam passar por uma transformação tecnológica para atender aos clientes e atrair novos.

“Mas de nada adianta implementar uma tecnologia moderna e eficiente que não tenha utilidade para o usuário. Equipes integradas, com diferentes habilidades, trabalhando em conjunto para um mesmo propósito, desenvolvem soluções mais atrativas e inovadoras e, consequentemente, resultados mais representativos para a organização”, afirma.

Uma vez implementada essa transformação, continuar mantendo o foco na experiência do consumidor é o que vai garantir o sucesso do investimento. Pesquisas de mercado e uma comunicação aberta com os clientes podem ser a chave para desenvolver soluções tecnológicas adequadas ao negócio e ao público-alvo.

“Temos diálogo aberto com os nossos clientes e diariamente recebemos feedbacks sobre produtos, serviços, assim como sobre seus desejos e necessidades. O brasileiro é rápido na adoção de novas tecnologias e é, também, um público exigente. O foco é proporcionar cada vez mais praticidade e agilidade, a fim de aprimorar a experiência com nossos serviços”, explica Nunes.

Do 100% digital à consultoria de passagens, o case do Itaú Unibanco

Para que o Itaú Unibanco se adequasse às novas tendências de meios de pagamento e continuasse com foco na experiência do cliente, Fabiano Nunes conta que a instituição criou, pelos menos, dois produtos e serviços com a participação de clientes e prospects.

O primeiro deles foi o chamado Credicard Zero.

“Um grupo crescente de clientes estava demandando produtos e serviços completamente digitais. Sentamos com eles, analisamos suas necessidades do dia a dia e construímos cada uma das funcionalidades presentes no cartão”, explica o diretor de Cartões e Fidelização.

Segundo ele, essa modalidade oferece uma experiência 100% digital e já atingiu a marca de um milhão de pedidos.

O segundo exemplo é a criação do Consultor de Passagens do Programa Sempre Presente. Ainda de acordo com Nunes, a instituição percebeu que os clientes gastavam muito tempo buscando a melhor opção para resgatar suas passagens aéreas.

“Identificada esta oportunidade de gerar mais valor, elaboramos uma ferramenta em que todas as opções estão disponíveis em uma única busca, oferecendo uma melhor experiência para nossos clientes”, afirma.

 

desafios-meios-de-pagamento

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *