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Meios de pagamento

Saiba o que motiva mudanças de hábitos nos consumidores digitais e como fidelizar esses clientes

Dizem que hábitos são difíceis de serem mudados. Não se essa mudança agradar os consumidores, especialmente os brasileiros. Durante o painel “Mobile payment no Brasil: transações financeiras e aplicativos que impulsionam os meios de pagamentos eletrônicos e motivam a mudança do hábito de consumo” realizado na Cards, Payment & Identification 2017, que aconteceu de 23 a 25 de maio, no Transamérica Expo, em São Paulo (SP), especialista comentaram como fidelizar usuários de novos meios de pagamentos.
 
O painel reuniu o vice-presidente de vendas e diretor para soluções para comércio da Visa, Renato Rocha; o head of partnerships da Samsung Pay, Marcelo Mattar; e o superintendente de produtos cartões do Banco Santander, Frederico Botto Trevisan, para debater esse novo comportamento do consumidor brasileiro.
 
De acordo com Trevisan, uma vez que o cartão de crédito “saiu do plástico” e os pagamentos são rotina para qualquer pessoa – afinal somos avisados via aplicativos de como está a nossa conta, a proposta é facilitar a experiência desse comprador, fazendo com que o pagamento seja imperceptível ou mais fluído durante a jornada de compra.
 
Opinião semelhante à de Mattar, que ressalta que se o consumidor tiver uma boa experiência durante a compra ele estará disposto a pagar mais por isso. E se essa experiência oferecer uma personalização do produtor, melhor ainda. O head of partnerships da Samsung Pay, comentou ainda que consumidores buscam por compras inteligentes; “imagine comprar via uma geladeira conectada. Ela pesa dez tomates, você usa cinco e os outros cinco apodrecem. Na próxima lista esses frutos não aparecem, para que você gaste menos dinheiro”.
 
Para Rocha, no entanto, o maior desafio não está em educar o cliente para usar novas tecnologias, mas sim os empresários e atendentes a confiarem que wearables se NFC funcionam. “Ainda há uma resistência”, afirma. Para Trevisan, porém, depois de uma primeira experiência positiva, a frequência dessa forma de pagamento passa a ser cada vez melhor e fideliza empresários.
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