• Cards Payment & Identification is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Tendências

Por que a Visa e o Banco Neon investiram em pagamentos via selfie?

Confirmação de autenticidade em pagamentos com cartão crédito, certamente, é um dos maiores desafios que bancos e empresas enfrentam hoje ao proporcionar segurança em compras online.

Isso porque, quando alguém realiza um pagamento com o cartão fisicamente, precisa digitar uma senha e estar presente no momento da confirmação. Mas como saber se uma compra é autêntica – realizada pelo proprietário do cartão de crédito – nas vendas online?

Buscando uma solução para este problema, a Visa e o Banco Neon lançaram recentemente um sistema que permite aos seus usuários a confirmarem suas compras online por meio de uma selfie.

Como funciona a confirmação de compras online por selfie

Na prática, a confirmação de uma transação (autenticação) é requisitada pelos estabelecimentos às emissoras de cartão (como a Visa), que precisam se certificar de que a pessoa utilizando o cartão é realmente seu titular. No mundo físico, os meios de confirmação são a senha e o chip do própria cartão.

Como ao realizar compras online a empresa solicita, na maioria das vezes, apenas os dados de cartão, a facilidade de fraudes consequentes de clonagem, furtos ou perdas é muito maior. Por isso, a confirmação por meio de selfie é mais uma opção para empresas que desejam garantir a segurança dos seus consumidores ao realizarem compras online.

O processo completo acontece da seguinte forma:

  1. Ao abrir uma conta no Banco Neon, o usuário tira uma selfie para reconhecimento facial. A foto é armazenada e protegida pelo banco de forma segura e criptografada;
  2. Ao realizar uma compra online, a empresa envia uma solicitação para a Visa, que por sua vez, solicita uma autorização do Banco Neon para finalizar a transação;
  3. Ao receber a notificação, o Banco Neon entra em contato com o smartphone do consumidor e solicita uma selfie para autenticação.

A confirmação da selfie será opcional para o usuário, que ainda pode confirmar a compra por meio de senha ou impressão digital.

Segundo Alessandro Rabelo, diretor de produtos da Visa, não haverá mudanças na velocidade do processo:

“O processo e o sistema são os mesmos. A segurança e a velocidade que você encontra na autenticação por selfie não mudam se a forma for senha ou a digital.  O que temos falado na Visa é sobre o empoderamento do consumidor, ou seja, ele escolhe qual dessas formas é a mais conveniente para ele e a Visa entra com toda a questão de segurança e praticidade.”

Vale lembrar ainda, que a confirmação por selfie só será habilitada se o comerciante optar por exigir a autenticação do usuário em compras online.

Mais segurança dos dados

Para garantir que a selfie seja verdadeira, tirada no momento da compra, o sistema do Banco Neon ainda solicita que o usuário confirme a foto com o piscar de olhos. Além disso, as fotos das selfies são mantidas pela Banco Neon, tornando impossível que o comerciante tenha acesso às informações dos usuários.

Por ser uma tecnologia nova, apenas os usuários do Banco Neon têm acesso à confirmação de pagamentos por selfie. Para abrir uma conta no banco é necessário baixar o aplicativo e se inscrever para uma lista de espera que, segundo a empresa, está sendo processada aos poucos devido à grande demanda.

Para continuar informado sobre todas as novidades relativas aos meios de pagamento, não deixe de conferir os outros conteúdos do Blog da Cards.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *