• Cards Payment & Identification is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Meios de pagamento

Por que pagamento via NFC ainda é desafio no Brasil?

Brasileiros são ávidos consumidores de inovações tecnológicas. Qualquer novidade que facilite a rotina é rapidamente adotada, como e-wallets ou wearables que agilizam o pagamento de contas em eventos e estabelecimentos. Por isso é cada vez mais comum perceber essas soluções sendo apresentadas no mercado, como a pulseira de silicone da fintech Trigg – em parceria com a Visa.

A pulseira vem com um chip, que tem o mesmo número que o cartão de crédito tradicional do usuário. É como se ele tivesse dois cartões iguais e pudesse utilizar qualquer um deles a qualquer hora, com a mesma senha. Os gastos pagos via pulseira são controlados via aplicativo da mesma forma que aqueles pagos com o plástico normal. A diferença é que eles estarão sinalizados com o símbolo da NFC (Near Field Communication), que é a tecnologia utilizada no produto.

E atualmente no Brasil, mais de 3 milhões de maquininhas de cartões de crédito já aceitam o pagamento com a tecnologia NFC. Mas se há oferta de produtos, qual o desafio em utilizar no comércio brasileiro? De acordo com o vice-presidente de produtos da Visa, Percival Jatobá, a dificuldade está em convencer os lojistas a migrar os meios de pagamento oferecidos aos clientes para o sistema NFC.

Jatobá afirma que o principal movimento para a popularização de pagamentos utilizando o sistema Near Field Communication está nas mãos dos comerciantes: “Tem que partir deles. Nosso desafio é mostrar a quem está do outro lado do balcão que não há motivos para ter receio da nova tecnologia, que já é consolidada em outras partes do mundo”.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...