• Cards Payment & Identification is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Inovações

Pagamento via carteira digital e cartões chegam ao transporte público

Muito em breve usuários do transporte público – como ônibus, trens e metrôs – poderão pagar suas viagens utilizando cartão de crédito, débito e pré-pago, além de carteiras digitais, tudo por meio da tecnologia de pagamento por aproximação (contactless).

O projeto é da Mastercard em parceria com operadoras de transporte, empresas de bilhetagem, emissores, adquirentes e pretende ser implementando em todas as capitais do país, expandindo-se para as demais cidades brasileiras.

O projeto piloto está em operação desde 2016 nas principais estações de trem do Rio de Janeiro (RJ), sendo que em dezembro de 2017 iniciou-se a implementação da tecnologia em frotas inteiras em Jundiaí (SP), considerada a primeira cidade a oferecer esse meio de pagamento em todos os ônibus da cidade.

“A primeira fase teve como objetivo testar a nova tecnologia e todos os processos operacionais. Contudo, cidades que já se beneficiam dessa forma de pagamento apresentaram melhora na satisfação do usuário e redução de custos operacionais. Em Londres, que conta com a tecnologia desde 2015, o custo operacional com arrecadação caiu de 14% para menos de 9%, gerando expressiva economia de custos para o Sistema de Transporte local”, avalia o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Mastercard.Paulo Frossard.

A parceria permite que os usuários dos transportes públicos utilizem seus cartões Mastercard sem contato (crédito, débito e pré-pago) e cartões registrados em carteiras digitais de celulares para pagarem suas passagens diretamente nas catracas, sem a necessidade de enfrentar filas em bilheterias ou digitar a senha de seus cartões.

“O consumidor poderá utilizar o mesmo cartão que usa para pagar as despesas do dia-a-dia, também no transporte público”, afirma Frossard.

Como funciona o sistema de pagamento?

Esse método de pagamento do projeto piloto da Mastercard funciona somente em cartões que já possuem a tecnologia contactless, chamada EMV – cartões identificados por um símbolo com três “anteninhas” em sua superfície.

Portanto, se o validador do ônibus ou do terminal tiver o símbolo da Mastercard e da EMV, então o usuário pode aproximar o cartão para o pagamento ser feito. Fica a critério do banco definir qual função (crédito ou débito) será ativada. O usuário que tiver o serviço Samsung Pay também já pode testar a novidade, pagando a passagem pelo celular.

Segundo divulgação da empresa, por medida de segurança, o sistema autoriza o pagamento sem contato e sem senha em transações de até R$ 50,00.

Segundo o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Mastercard, essa tecnologia de meio de pagamento é integrada à tecnologia existente no transporte público de forma complementar, ou seja, não é necessário realizar grandes mudanças no sistema. A Mastercard acredita, ainda, que essa medida também solucionará um dos principais problemas enfrentados pelo transporte público, que é o troco.

O novo sistema de pagamento no transporte público também proporcionará uma série de benefícios para os operadores de transporte e governos, mitigando o problema do troco no transporte público, já que, segundo dados divulgados pela Casa da Moeda, desde 2013 houve redução de 61% na produção de moedas no país.

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *