• Cards Payment & Identification is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Meios de pagamento

O que o mercado está desenvolvendo em NFC para os próximos anos?

Não é novidade para ninguém que a população das principais capitais brasileiras não para de crescer e, para que os prestadores de serviços se adequem a maior velocidade e fluidez da vida urbana, oferecer os de pagamentos por aproximação talvez seja a melhor forma de se adaptar às novas demandas.

Soma-se à essa necessidade a paixão dos brasileiros por dispositivos móveis – já são aproximadamente 168 milhões de usuários no país – e o resultado não poderia ser outro: a tecnologia NFC tem tudo para crescer exponencialmente nos próximos anos. E, é claro, os maiores players do mercado já sabem disso.

Bancos e operadoras de cartão de crédito como Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Visa e Mastercard já estão investindo maciçamente em tecnologias de NFC em seus aplicativos e carteiras digitais, criando até parcerias de investimento com empresas de telefonia como Claro e TIM.

O maior serviço de pagamento online do Brasil, o PagSeguro, já está testando e implementando os pagamentos por NFC em suas máquinas e carteira digital desde 2012.

Certamente existem desafios técnicos, mas diante dos dados de consumo e exemplos de investimentos, uma coisa é certa: nunca existiu um melhor cenário para se investir em NFC no Brasil.

Até porque, apesar da tendência mundial aos pagamentos por aproximação, ainda não existe nenhuma solução realmente eficaz no Brasil para pagamentos por NFC, como destaca Leonardo Múller, colunista do Tecnoblog:

Por enquanto, ainda é mais simples levar o cartão e digitar uma senha direto na máquina. No Ourocard, você precisa desbloquear o dispositivo, digitar uma senha para abrir o app, informar um cartão, escolher débito ou crédito e só então encostar o celular. Isso sem contar que o operador do caixa tem que ser instruído sobre como fazer o processo na máquina.

Quer acompanhar mais artigos sobre meios de pagamentos? Não deixe de visitar o Blog da Cards. Estamos sempre publicando informações e novidades relevantes por lá!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *