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Meios de pagamento

O Brasil está preparado para usar NFC em pagamentos?

A NFC (Near Field Communication) certamente é uma das tecnologias para meio de pagamento que mais ganham popularidade no Brasil. De acordo com os dados do último relatório da Gemalto sobre a tecnologia de NFC no Brasil, 94% dos usuários de smartphones no no país realizam transações financeiras móveis e mais de 1,5 milhão de estabelecimentos comerciais já estão habilitados para este novo meio de pagamento.

Mas você sabe o que é NFC, quais são seus benefícios para usuários e, principalmente, quais são as expectativas de crescimento para os próximos anos? Se não, este artigo é para você.

Afinal, o que é NFC?

O NFC (Near Field Communication) é uma tecnologia que permite a troca de informações entre dois dispositivos sem a necessidade de cabos ou qualquer tipo de contato físico, sendo necessário apenas uma aproximação de poucos centímetros.

No contexto de pagamentos, a NFC permite que o próprio smartphone substitua a necessidade de um cartão de crédito. Na prática, o usuário realiza a compra normalmente mas, ao invés de inserir o cartão de crédito/débito na “maquininha”, ele simplesmente aproxima seu smartphone ou wearable do dispositivo e a compra é confirmada automaticamente.

Para garantir a segurança, toda essa confirmação é gerenciada e controlada pelos aplicativos específicos dos bancos (carteiras digitais) e só pode ser usada por comerciantes autorizados pelas operadoras de cartão de crédito.

Qual o cenário atual para o NFC no Brasil?

Apesar de a maioria dos consumidores brasileiros ainda desconhecerem a tecnologia NFC, não é exagero dizer que este no meio de pagamento é muito promissor.

Para se ter uma ideia, mais de 35% dos pontos de vendas no Brasil já estão habilitados para realizar pagamentos por NFC. Isso sem levar em conta os pontos de serviços que aceitam transações financeiras por aproximação, como as mais de 1700 mil estações de transporte público de São Paulo.

Além disso, bancos e operadoras de cartão de crédito não estão medindo esforços para atrair uma boa fatia da população brasileira que ainda não possui uma conta bancária, que atualmente é constituída por mais de 50 milhões de pessoas.

A ideia é oferecer uma carteira digital no formato pré-pago, pelo qual o usuário pode usar como alternativa para os pagamentos em espécie de pequenos valores.

Obviamente ainda existem alguns desafios para que os pagamentos por NFC se tornem populares no Brasil, mas a evolução da tecnologia, infraestrutura e demanda por pagamentos mais ágeis que vemos hoje é um forte sinal de que o pagamento por aproximação (wireless) veio para ficar.

Quer acompanhar mais artigos sobre meios de pagamentos? Não deixe de visitar o Blog da Cards. Estamos sempre publicando informações e novidades relevantes por lá!

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