A Cards - Future Payment, Meios de pagamento

“Novo crediário” evidencia necessidade de investimento em educação financeira

Durante o painel “Saiba o Que o “Novo Crediário” Pode Significar e os Reflexos Para Consumidores E Varejo”, no Congresso Future Payment, especialistas debateram sobre o assunto e evidenciaram que o grande gargalo do mercado é a falta de investimento em educação financeira no Brasil.

Se acatado pelo Banco Central, a proposta da Associação Brasileira das Empresas de Cartões (Abecs) será mais uma opção à tradicional modalidade de parcelamento sem juros – opção adotada em 55% dos pagamentos feitos com cartões de crédito no país. A proposta é a adoção de uma modalidade de parcelamento com juros, trazendo alguns benefícios aos lojistas.

Para Marcelo Queiroz Nogueira, Diretor Distribuição Serviços Financeiros na Via Varejo, essa mudança traz um grande desafio. “O brasileiro tem aversão aos juros. Mesmo sem uma educação financeira, ele tem uma percepção bem estruturada sobre o assunto. Por isso, o desafio é como fazer essa transição e como dosar o apetite do consumidor a esse tipo de oferta”, comenta.

A falta de consciência do consumidor é preocupante. Segundo Boanerges Ramos Freire, Presidente na Boanerges & Cia, esse é um ponto que necessita receber mais atenção e deveria ser tratada antes de lançar uma nova modalidade de crédito no país. “Há uma distorção de que o problema será resolvido com a modificação de uma norma. É preciso mudar a cultura do brasileiro”, diz.

Ele comenta ainda que para que haja uma verdadeira mudança é preciso investimento. “Fomentar a educação financeira trará benefícios ao mercado, fazendo com que as pessoas se tornem consumidores mais conscientes”, finaliza.

O debate foi moderado por Giancarlo Melito, Sócio-Fundador no Barcellos, Tucunduva Advogados e Professor da FGV. Participaram à mesa Enéas Pestana, Sócio Fundador na Enéas Pestana & Associados, Boanerges Ramos Freire, Presidente na Boanerges & Cia. Consultoria em Varejo Financeiro e Marcelo Queiroz Nogueira, Diretor Distribuição Serviços Financeiros na Via Varejo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *