Inovações

Já pensou em usar AI e blockchain no varejo bancário?

Pesquisa realizada pela VMware – empresa de infraestrutura de nuvem e mobilidade corporativa – bancos estão adotando inteligência artificial em suas estruturas. Além disso, para aproximadamente 80% dos entrevistados do estudo a inteligência artificial com base em voz tem potencial para transformar o varejo bancário e outro 67% estão investindo na tecnologia.

Ainda segundo a pesquisa, os bancos estão implementando na infraestrutura para digitalizar seus negócios prevendo investimentos em tecnologias emergentes – desde IoT até autenticações biométricas e blockchain – para deixar uma marca consideravelmente grande na indústria em até cinco anos.

Questionados sobre a missão em que atuam, em um horizonte de três a cinco anos, os bancos afirmaram que seus principais focos de negócios são: “integrar canais digitais e físicos” e “tornar-se um líder digital”, respectivamente.

Dentre as categorias de tecnologia emergente, mais 50% dos bancos com US$ 100 bilhões ou mais em ativos esperam implementar aplicações móveis, APIs abertas, inteligência artificial (IA), realidade aumentada, autenticações biométricas e blockchain em até cinco anos.

Porém, para que esses projetos se tornem realidade, bancos precisam lidar com o desafio de integrar novas tecnologias dentro de plataformas existentes e modernização de sistemas legados. Para, 46% dos entrevistados as infraestruturas antigas têm algum impacto na capacidade de suas instituições lançarem novos produtos. Além disso, cerca de metade diz que suas instituições estão, atualmente, envolvidas na modernização dos seus data centers (52%) e em projetos de computação em nuvem (48 %) para resolver essa questão.

Michael DiPetrillo, diretor sênior de blockchain da VMware, comenta que está claro que o blockchain tem potencial para alavancar muitas indústrias, incluindo todas as facetas do setor financeiro.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *