• Cards Payment & Identification is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Meios de pagamento

Gmail começa a processar pagamentos: entenda a inovação

Dentre todas as inovações que a internet nos proporcionou desde a sua popularização, na década de 1990, não podemos negar que os novos meios de pagamento de destaquem por facilitar nossas vidas e mudar completamente a forma como lidamos com dinheiro.

Dos talões de cheques às carteiras digitais, em menos de 20 anos evoluímos de uma realidade de andar com um bloco de papel e uma caneta no bolso para efetuar pagamentos complexos em menos de cinco segundos, sem precisar de nenhum objeto físico além do nosso próprio aparelho celular.

E, para fazer jus ao título da empresa considerada por muitos como a mais inovadora do mundo, em março de 2017, o Google lançou uma nova forma de pagamento pelo Gmail – sua ferramenta de e-mail que atualmente é utilizada por mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo.

Mas afinal, como é possível enviar e receber pagamentos pelo Gmail? Para quem o recurso já está disponível? Quais são suas vantagens em relação às outras formas de pagamento?

Como enviar e receber pagamentos pelo Gmail?

Como todas as outras ferramentas do Google, o recurso de enviar e receber pagamentos pelo Gmail – que não possui um nome próprio por ser uma ferramenta integrada ao próprio Gmail –  é simples e focado na experiência do usuário.

Na prática, o processo de enviar dinheiro é exatamente igual ao de anexar um arquivo. Na caixa de mensagem, basta clicar no ícone de “anexar” e escolher a quantidade de dinheiro que será enviado.

Para receber, o usuário só precisa clicar em “claim money” ou até mesmo configurar a sua conta para que todos os pagamentos sejam transferidos diretamente para a sua conta bancária.

Segundo o Google, para ter acesso a ferramenta de pagamento do Gmail o usuário não precisa ter a Google Wallet, que é a carteira digital oficial da empresa. Contudo, fica claro que a integração do Gmail com a Google Wallet torna o processo de envio e recebimento muito mais fácil e rápido no dia a dia.

Se você vai em um jantar e combina com os seus amigos de dividir a conta, por exemplo, basta pedir para que cada um deles lhe envie a quantia por e-mail e pronto, tudo estará resolvido.

Quais são as vantagens do pagamento pelo Gmail?

Além da comodidade de não precisar sair do Gmail para realizar ou receber pagamentos, não há taxas de transferência.

Em um país onde os bancos tradicionais muitas vezes cobram taxas altas, é desnecessário dizer que uma funcionalidade como essa será muito bem-vinda pelos usuários.

Quem já pode usar este recurso?

Infelizmente o recurso de enviar e receber pagamentos pelo Gmail só está temporariamente disponível aos usuários do sistema Android nos Estados Unidos e Reino Unido.

Não há previsão de quando o recurso chegará ao Brasil mas, segundo a lógica das últimas inovações do Google, tudo indica que dentro de um ou dois anos os usuários brasileiros de Android também poderão enviar e receber pagamentos pelo Gmail.

Segundo especialistas e entusiastas do mercado de novos meios de pagamento, fica claro que a intenção do Google ao lançar este novo meio de pagamento é conter o crescimento de outros inovações que têm atraído bastante atenção do público, como Wechat, TransferWise, Venmo (PayPal) e, principalmente, do Facebook Messenger – atualmente o seu principal concorrente.

Como lembra Carlos Almeida, diretor do Grupo ADD Brasil e especialista tecnologias disruptivas de pagamento:

“A alta competitividade de grandes players como Google, Facebook e Amazon só traz vantagens ao consumidor padrão. Estamos vivendo um momento único na história dos meios de pagamento e certamente o Google não quer ser coadjuvante quando se trata de inovação”.

Para não ser o último a saber quando o recurso de pagamento pelo Gmail chegar ao Brasil ou acompanhar outras novidades relacionadas aos novos meios de pagamento, não deixe de acompanhar o canal de conteúdo da Cards-Expo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *