A Cards - Future Payment, Cases, Tendências

“Fim do cartão de crédito” já é previsto por especialistas

A disrupção da cadeia de pagamentos vem apresentando novas formas de realizar transações que ultrapassam o universo físico. Com isso, o cartão de crédito já tem seu fim anunciado por diversos especialistas e é o que apresenta Vinicius Vieira, gerente de prevenção à Fraude, BI e estratégia do Peixe Urbano, durante o Congresso Future Payment nesta terça-feira, 15 de maio.

“Ter um plástico numerado engordando a carteira é privilégio de apenas um quarto da população brasileira. Não é barato para o cliente, já que a anuidade média é próxima a R$120. A demora no recebimento e a fraude nas transações online também ficam por conta dele, tornando a operação ainda mais desfavorável”, comenta.

As carteiras digitais levam as transações para o celular e dispensam o uso de máquinas para intermediar o pagamento, viabilizando negócios que antes teriam uma pequena margem para existir. A tecnologia se tornou uma tendência principalmente após se tornar uma aposta grandes empresas de internet, como Alibaba, WeChat, Google, Apple, Samsung e Amazon.

“A eWallet é uma solução muito bem recebida pelas novas gerações de consumidores, que preferem fazer tudo no ambiente digital”, sugere Vinicius. De acordo com o iResearch, na China, esse meio de pagamento movimentará, só em 2018, 8 trilhões de dólares – o equivalente a 4 vezes o PIB do Brasil.

O especialista explica que essa tecnologia surpreendeu ao ser aplicada no Peixe Urbano. “Vimos essa preferência rápida no Brasil, com uma boa adesão ao botão ‘Pagar com Google’, que lançamos recentemente”, diz. Ele apresenta que já no primeiro dia de operação, a opção já respondia por mais de 4% das vendas no aplicativo da plataforma.

No entanto, ainda há desafios a serem superados para que o cartão de crédito chegue a seu fim. Vinícius explica que ainda há que superar a desconfiança dos consumidores em relação ao dinheiro transitando em uma nuvem e a possibilidade de golpes desse ambiente. “O que poucas pessoas sabem é que mais de 20% das transações online com cartão de crédito são negadas, sendo a maioria por tentativas de fraude”, comenta.

Ele finaliza afirmando que a segurança de uma carteira digital é igual ou até mesmo superior à do cartão de crédito. “O usuário tem a mesma garantia, com senha e camadas de proteção, como localização do usuário, reconhecimento facial, sensor de impressão digital e monitoramento das compras”.

desafios-meios-de-pagamento

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *