• Cards Payment & Identification is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Tendências

Estamos preparados para usar o bitcoin? Especialista responde

Os Bitcoins estão se popularizando cada vez mais rápido, mesmo com a sua volatilidade. Entretanto, de acordo com o sócio fundador e diretor de operações da Foxbit, Guto Schiavion, o principal desafio para o varejo usar a criptomoeda mais famosa é a falta de conhecimento e que é preciso ser seu próprio banco para ter segurança. Confira como começar a aplicar!

1)    Comprar e vender usando moedas virtuais já é realidade no Brasil?
Está se tornando uma realidade, mas em comparação com outros países, como Japão e Estados Unidos, estamos bem atrás.

Cada ano que passa, o número de locais que aceitam bitcoin vem aumentando bastante, pois não tem custos e é uma grande oportunidade de divulgação, além de ser muito bom para estabelecimentos que aceitam pagamentos de estrangeiros, como hotéis, restaurantes e hostel.

2)    Quais desafios para o varejo?

O desafio principal ainda é a falta de conhecimento das pessoas, afinal, o bitcoin está chegando ao mainstream agora. Além disso, creio que precisamos melhorar a usabilidade do usuário, endereços bitcoin, qrcode, taxa de rede, esses termos podem complicar um pouco o uso para o usuário leigo, que nasce sabendo usar um cartão de crédito, por exemplo.

Creio que quando os varejistas perceberem que não precisarão mais pagar 4% para a empresa de cartão, o  uso do bitcoin no varejo crescerá muito.

3)    Que cuidados tomar com moedas virtuais?

Com cryptos, você precisa ser seu próprio banco para ter segurança, ou seja, você precisa armazenar as suas moedas, seja numa paper wallet, carteira online, celular ou hard wallet, tendo backup e criptografando seus acessos.

Outro item importante é ter em mente que o bitcoin é muito volátil, sendo assim, pode ter períodos que ele esteja em alta ou em baixa, portanto é bom iniciar apenas com uma parte do seu capital de risco para poder sentir a volatilidade e o funcionamento do mercado.

4)    Como investir corretamente nessas moedas?

O primeiro passo para investir em bitcoins, é lembrar que não existe dinheiro fácil e muito menos rentabilidade garantida nesse mercado de alta volatilidade. Sabendo disso, você não cairá em golpes ou em sites ponzi (esquemas de pirâmide).

Para comprar bitcoin com segurança, você deve usar uma exchange de bitcoin, como a FOXBIT, que une compradores a vendedores em um ambiente ágil, transparente e seguro.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...