De cada 10 idosos, 2 compram pela internet. É o que mostra pesquisa do SPC Brasil e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). A informação coincide com análise da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) sobre novos compradores na internet em que dos cerca de 10 milhões de novos compradores na web, 2 milhões estão na faixa dos 65 anos ou mais e com dados do IBGE () que apontam crescimento da população idosa no Brasil: 4,3% em 2000 para 7,4% em 2010.
Estima-se que até 2030 o grupo de pessoas acima dos 65 anos será maior do que a fatia populacional de crianças até 14 anos e, em 2055, a expectativa é de que a população idosa seja maior do que se reunirmos crianças, jovens e adultos até os 29 anos. Parte desse cenário é causado pela queda da natalidade brasileira e o aumento da expectativa de vida.
Smartphones são o meio mais utilizado para os idosos se conectarem à internet
O estudo da Associação revela que a participação desses consumidores foi impulsionada principalmente pelos benefícios oferecidos pelas compras online, como a comodidade e a discrição para adquirir qualquer tipo de produto, e pelas facilidades de navegação nas lojas virtuais atualmente. A segurança dos dados de cartão de crédito, porém, é uma das maiores preocupações desses compradores.
Para o vice-presidente da ABComm, Rodrigo Bandeira, no entanto, ainda falta encorajar esse público a se sentir mais confiante. “Deve-se tornar a loja virtual um ambiente mais amigável e investir nesse público que possui uma jornada de compra mais linear e já está financeiramente estabelecida”.
Confira sete dicas de Bandeira para ajudar e fidelizar esse público.
- Lembre-se que idosos têm problema de visão. Assim, tenha boas imagens dos produtos, letras legíveis e informações claras;
- Desenvolva um passo-a-passo do processo de compra. “Pode ser um manual, explicando todo o processe, desde a inserção de dados até o recebimento do produto. Precisamos lembrar que quem entra já loja virtual não é expert”;
- Pense em dúvidas de consumidores que desconhecem o processo: O que acontece depois da compra? Como recebo? Devo ir até alguma loja retirar? Quanto tempo demora? Em caso de problemas, falo com quem?
- Mantenha um relacionamento telefônico para solução de problemas. Pessoas gostam de falar com pessoas;
- Explique se após a realização da compra é necessário pagar por mais algum serviço;
- Detalhe que o pagamento por boleto pode dispensar a impressão de boleto ou mesmo que ele não receberá nenhum talão de cobrança em sua residência;
- Esclareça a possibilidade de desfazer a compra. “Clientes desacostumados podem comprar por engano, clicando duas veze, por exemplo, o mesmo produto. Sendo cobrados duas vezes e recebendo itens duplicados.