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Tendências

Está atento ao novo perfil de consumo em e-commerce? 20% das compras são feitas por idosos

De cada 10 idosos, 2 compram pela internet. É o que mostra pesquisa do SPC Brasil e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). A informação coincide com análise da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) sobre novos compradores na internet em que dos cerca de 10 milhões de novos compradores na web, 2 milhões estão na faixa dos 65 anos ou mais e com dados do IBGE () que apontam crescimento da população idosa no Brasil: 4,3% em 2000 para 7,4% em 2010.

Estima-se que até 2030 o grupo de pessoas acima dos 65 anos será maior do que a fatia populacional de crianças até 14 anos e, em 2055, a expectativa é de que a população idosa seja maior do que se reunirmos crianças, jovens e adultos até os 29 anos. Parte desse cenário é causado pela queda da natalidade brasileira e o aumento da expectativa de vida.

 Smartphones são o meio mais utilizado para os idosos se conectarem à internet

O estudo da Associação revela que a participação desses consumidores foi impulsionada principalmente pelos benefícios oferecidos pelas compras online, como a comodidade e a discrição para adquirir qualquer tipo de produto, e pelas facilidades de navegação nas lojas virtuais atualmente. A segurança dos dados de cartão de crédito, porém, é uma das maiores preocupações desses compradores.

Para o vice-presidente da ABComm, Rodrigo Bandeira, no entanto, ainda falta encorajar esse público a se sentir mais confiante. “Deve-se tornar a loja virtual um ambiente mais amigável e investir nesse público que possui uma jornada de compra mais linear e já está financeiramente estabelecida”.

Confira sete dicas de Bandeira para ajudar e fidelizar esse público.

  1. Lembre-se que idosos têm problema de visão. Assim, tenha boas imagens dos produtos, letras legíveis e informações claras;
  2. Desenvolva um passo-a-passo do processo de compra. “Pode ser um manual, explicando todo o processe, desde a inserção de dados até o recebimento do produto. Precisamos lembrar que quem entra já loja virtual não é expert”;
  3. Pense em dúvidas de consumidores que desconhecem o processo: O que acontece depois da compra? Como recebo? Devo ir até alguma loja retirar? Quanto tempo demora? Em caso de problemas, falo com quem?
  4. Mantenha um relacionamento telefônico para solução de problemas. Pessoas gostam de falar com pessoas;
  5. Explique se após a realização da compra é necessário pagar por mais algum serviço;
  6. Detalhe que o pagamento por boleto pode dispensar a impressão de boleto ou mesmo que ele não receberá nenhum talão de cobrança em sua residência;
  7. Esclareça a possibilidade de desfazer a compra. “Clientes desacostumados podem comprar por engano, clicando duas veze, por exemplo, o mesmo produto. Sendo cobrados duas vezes e recebendo itens duplicados.

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