Segurança

Entenda os impactos da PSD2

Entenda os impactos da PSD2

Em vigor na Europa desde o dia 13 de janeiro de 2018, a Payment Service Directive 2, ou PSD2, é uma lei que definitivamente está mudando a forma como os bancos europeus estão lidando com os dados e a movimentação das contas de seus clientes.

Com a PSD2, os bancos tradicionais estão obrigados a compartilhares as informações de seus clientes com terceiros (como fintechs e operadores concorrentes, devidamente autorizados pelos reguladores nacionais, por exemplo), deixando de ser os únicos a conhecerem os seus dados bancários. É o chamado Open Banking.

Na prática, sempre que o cliente autorizar, os bancos também poderão realizar operações em seu nome – como ordens de pagamento e transferências.

Mas quais são os verdadeiros impactos da PSD2 e quais oportunidades de negócios essa lei pode proporcionar com toda essa transformação?

As perspectivas da PSD2

Com toda a simplificação regulatória trazida pela PSD2, a prestação de serviços financeiros por não-bancos, como as fintechs, fica bem mais simples – e esse é um importante passo para um mercado europeu mais aberto e unificado.

Para Ivan Makisaburo Habe, diretor executivo da EY América Latina, mais do que falar dos impactos da PSD2, é importante abordar o tema de Open Banking, que, para ele, é um assunto que vai além da questão regulatória.

As instituições financeiras que se limitarem a atender os requisitos mínimos regulatórios não serão capazes de explorar o potencial de gerar novos negócios e novas linhas de receitas – principalmente na União Europeia, porque não poderão cobrar pelos dados cadastrais dos clientes”, explica.

Para Habe, muitas soluções de Open Banking estão desafiando o mercado com novos modelos de negócios, alavancando parcerias entre bancos e outras empresas, diversificando e inovando os serviços para os clientes e, principalmente, melhorando a experiência do consumidor, cada vez mais digital.

“Casos em outros países já são conhecidos, como nos EUA e China. O mundo virou digital, os negócios estão se transformando e os meios de pagamentos deverão seguir as tendências digitais globais”, afirma.

As oportunidades de negócio que podem nascer dos impactos da PSD2

Um dos principais impactos da PSD2, certamente, é o aumento da concorrência e a disputa pelo mercado entre bancos, fintechs e, inclusive, grandes empresas de tecnologia, como Amazon e Google.

“Abre-se um leque de oportunidades em meios de pagamento junto ao varejo (vendas físicas ou online) com participação de outros players ou intermediários, como a fintechs”, afirma Habe, que esclarece que cada mercado terá seu ritmo, sendo que os principais fatores nessa jornada são a plataforma tecnológica, segurança da informação, regulamentação e os novos relacionamentos.

As vantagens da PSD2

  • As informações financeiras dos clientes ficarão armazenadas e agregadas em um só local, sendo disponíveis para várias empresas, além dos bancos, contanto que o próprio cliente autorize esse compartilhamento de dados.
  • Os custos serão mais baixos para manter essas informações unidas, pois as transações efetuadas serão simplificadas.
  • Os clientes conseguirão efetuar transações financeiras, como a solicitação de um empréstimo, por exemplo, de forma mais simples e sem necessidade de entregar vários comprovantes e declarações.
  • Haverá o aumento da concorrência, o que se traduz em novos produtos e serviços personalizados e focados na melhor experiência do consumidor – e a preços mais acessíveis.

A segurança é outro ponto de atenção. Com os impactos da PSD2, existem métodos de autenticação que previnem fraudes e garantem maior proteção nas transações financeiras.

Isso é possível mediante uma eficiente estrutura de design de APIs e também às práticas de desenvolvimento alinhados a um rígido controle de API Management FullCycle.

Além disso, como os bancos já são consideradas empresas especialistas em segurança, essas mesmas ferramentas estarão disponíveis para serem utilizadas pelos demais players do mercado.

E você? Considera que haverá mais impactos da PSD2 positivos ou negativos? Será que o Brasil está preparado para a abertura de suas APIs? Deixe a sua opinião!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *