• Cards Payment & Identification is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Segurança

Entenda os desafios do self checkout no Brasil e saiba como superá-los

É cada vez maior a busca dos estabelecimentos de varejo, especialmente em grandes centros urbanos, em facilitar a rotina de seus clientes. Uma das técnicas que têm ganhado espaço é a do self checkout . Vice-presidente de Distribuição e Varejo da TOTVS, Ronan Maia, comenta vantagens e desafios da tecnologia no mercado brasileiro.

Acompanhe a entrevista, a seguir.

Aparentemente, os brasileiros aceitam bem novas tecnologias. Isso se reflete também em ferramentas de self checkout?

Sim, estudos demonstram que os consumidores estão se adaptando muito bem ao self checkout. Principalmente nos processos de compras que seriam finalizados nos chamados caixas rápido. Normalmente, quando se instala a solução são criadas ilhas com quatro estações, as quais estarão disponíveis em um espaço de tempo menor, quando comparamos às filas convencionais, para que o consumidor finalize suas compras.

Quais os desafios em implantar a tendência no Brasil?

Os desafios não estão ligados só aos consumidores, que precisam mudar seus hábitos de compras, mas sim aos varejistas, que precisam transpor algumas barreiras, tais como:

  1. Como serão vendidos os produtos pesados? Criar uma estação de pesagem ou permitir que o próprio consumidor escolha o produto por uma tela com imagens, que associe o que está sendo comprado.
  2. Como melhorar a experiência de compra do consumidor para que ele se torne um divulgador natural da solução?
  3. Utilizar somente cartões ou coloca dispensários de dinheiro?
  4. Como garantir que não haverá constrangimento com o consumidor quando utilizar a solução? Exemplo, preços errados, produtos não cadastrados, entre outros.

Quais as vantagens?

Podem-se listar como vantagens para os consumidores os fatores abaixo:

Gestão do tempo – não levando em conta o tempo da fila, realizar a compra em PDV convencional é mais rápido do que no self checkout. Porém, o consumidor que faz uso da solução tem a sensação que a operação foi mais rápida do que a convencional. Outro ponto relevante é que o tempo da fila do self checkout tem sido menor que a fila convencional devido a quantidade de estações disponíveis.

Sigilo de informação – ao utilizar o self checkout, o consumidor não precisa expor o produto que está sendo adquirido e nem a bandeira de cartão que está sendo utilizada para o pagamento, mantendo o sigilo desejado.

Experiência da compra – dependendo da solução de self checkout adotada, a experiência de compra pode ser bem significativa. Por exemplo, uma experiência está ligada às soluções que utilizam voz para direcionar os passos que o consumidor dá durante a sua jornada de compra.

Servem para todo tipo de comércio e varejo?

O self checkout pode ser utilizado em todos os tipos de varejos de autosserviço, ou seja, o consumidor tem como pegar o produto e finalizar a compra sem a necessidade de apoio de um funcionário do varejo. No Brasil, a solução tem sido utilizada em supermercados que tem demonstrados números crescentes no uso da solução e estão expandindo para mais unidades de suas redes.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *