• Cards Payment & Identification is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Segurança

Entenda como verificação de identidade em redes sociais traz segurança para pagamentos

Recentemente a multinacional japonesa NEC, reconhecida mundialmente por suas tecnologias de reconhecimento facial, apresentou soluções de validação e identificação de clientes para o setor de crédito, instituições financeiras, varejistas e governo.

O sistema de verificação de documentos com mídias sociais dos usuários, foi desenvolvido no Brasil a fim melhorar a assertividade das aprovações e identificações no mercado de crédito local de autenticação de transações eletrônicas.

Por se tratar de uma tecnologia inovadora e que promete impactar muito os meios de pagamentos e identificação de créditos no Brasil, neste texto iremos esclarecer como é o funcionamento da verificação de documentos com mídias sociais, como ela deve ser utilizado nos próximos anos e o que a NEC tem a dizer sobre a questão da segurança e privacidade.

Como funciona a verificação de documentos com mídias sociais

O sistema de verificação de documentos com mídias sociais desenvolvido pela NEC é composto, basicamente, por três etapas:

1. Captura: Com uma webcam, um scanner ou até mesmo um aplicativo de smartphone,  um sistema de OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) coleta as informações e autentica os dados utilizados na elaboração do documento.

2. Reconhecimento Facial: Através da tecnologia de reconhecimento de face mais moderna do mundo (NeoFace Watch), o sistema é capaz de verificar se o cliente presente no local é realmente o proprietário do documento.

3. Verificação nas mídias sociais: É realizada uma checagem da imagem capturada pela webcam no terminal de cadastro ou smartphone com fotos que podem estar em múltiplas mídias sociais, como Facebook, Linkedin e até mesmo no perfil do Google.

O objetivo desta tecnologia é, por meio de algoritmos de inteligência artificial, comparar as principais variantes que podem apontar uma fraude. Assim, é feita uma análise em várias camadas e a eficácia e segurança do processo de identificação tende a ser mais assertiva e livre de fraudes.

Apesar das diversas tecnologias e processos envolvidos, vale lembrar que tudo é feito de forma transparente e com respeito à privacidade do usuário. Como aponta Cristiano Blanez, gerente de engenharia e soluções da NEC no Brasil:

“Todas as fotos usadas pela tecnologia da NEC para verificar a identidade de usuário são aquelas que já estão sob domínio público na internet. Dessa forma, não utilizamos nenhuma informação de fontes privadas ou que violam direito de privacidade dos usuários. Um usuário que configurou o seu perfil do Facebook como “privado”, não poderá ser verificado por meio desta tecnologia.”

O que esperar dos próximos anos?

Apesar de todas as inovações tecnológicos que estamos presenciando nos últimos anos, hoje as instituições (privadas e governamentais) ainda perdem muito dinheiro devido a fraudes no crediário e na autenticação de transações online.

A tecnologia de verificação de documentos com as mídias sociais veio para proporcionar mais uma “camada de segurança” aos processos, sem prejudicar a usabilidade do usuário ou produtividade das empresas que necessitam de uma ferramenta eficaz de reconhecimento facial.

Portanto, a tendência é que esta lacuna de segurança seja preenchida cada vez mais nos próximos anos, tornando a identificação de documentos em diferentes segmentos (varejo, meios de pagamento, bureaus de crédito e bancos) mais segura e rentável para as instituições.

E aí, o que você achou da verificação de documentos com mídias sociais? Para ler mais notícias sobre o setor de meios de pagamento e ler informações exclusivas sobre as suas tecnologias, não deixe de visitar o Blog da Cards PAYMENT & Identification!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *