Inovações, Meios de pagamento, Tendências

Descubra o que vai impactar o setor de meios de pagamento

Inovações e transformações tecnológicas estão modificando o mercado de meios de pagamento, conforme a previsão do estudo Indra-Tecnocom sobre Tendências nos Meios de Pagamento. Segundo o documento, 2018 será o ano em que a transformação digital dará lugar a soluções disruptivas relacionadas a este mercado.

Dentre os principais aspectos que impactam diretamente este segmento, mudanças na regulamentação, tecnologias inclusivas e o aumento de fintechs são alguns dos pontos que estão transformando a forma de realizar pagamentos.

Principais aspectos que impactam o mercado

Para o especialista Giancarllo Melito, professor da FGV e sócio do BTLaw, alguns aspectos se destacam diante esta transformação. Um deles é a regulamentação do novo crediário do cartão. “Trata-se de mais uma medida para fomentar o consumo. Não é propriamente uma medida nova, pois atitudes semelhantes já foram discutidas no passado. Tem-se que tomar cuidado com este tipo de medida para não aumentar o endividamento dos consumidores menos esclarecidos”, diz.

Outro ponto é o poder de influência dos meios de pagamentos eletrônicos em tornar as cidades mais interativas. “Muitas mudanças ocorrerão em um futuro próximo, face ao desenvolvimento de iniciativas mais inclusivas, de modo a facilitar a rotina das pessoas. Um exemplo é a possibilidade de se ter um único instrumento de pagamento que possa ser usado no transporte público e no pagamento de restaurantes, teatros e bares”, explica.

Além de modificar o mercado, a tecnologia está transformando e fazendo com que haja mais acessibilidade na hora de realizar pagamentos. “O desenvolvimento de tecnologias inclusivas e mais baratas é constante. O próprio uso do cartão não é mais necessário em uma transação eletrônica, mas ainda é usado no Brasil por uma questão cultural. Tecnologias como NFC e biometria tendem a ganhar espaço em um futuro próximo”, conclui.

desafios-meios-de-pagamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *