Diversas iniciativas vêm fazendo com que as cidades brasileiras se tornem mais inteligentes. Esse foi o tema debatido durante o Congresso Future Payment, no painel “Como Construir Cidades mais Inclusivas e Conectadas com o Auxílio das Tecnologias de Pagamento e Identificação”.
Um dos principais desafios para inovar em mobilidade urbana é facilitar o pagamento do transporte público. Segundo Fernanda Caraballo, Diretora de Desenvolvimento de Negócios com Governo e Mobilidade Urbana na Mastercard, a indústria de pagamentos tem papel fundamental neste processo. “Além de facilitar o pagamento nos ônibus, é preciso facilitar o dia a dia do indivíduo, como eletronificar taxas, multas e impostos”, diz.
Para o pagamento de viagens de transporte público, algumas iniciativas já estão sendo realizadas no país. É o caso da possibilidade de pagamento de passagem via wearables, que já é realidade na cidade de Jundiaí, em São Paulo.
A expectativa para os próximos anos é que haja uma abertura de opções de pagamento, onde o cidadão possa utilizar seu bilhete ou seu cartão de crédito e débito para pagar sua passagem.
Prefeitura de São Paulo fomenta inovação para se transformar numa Smart City
Durante o painel, Fernando de Caires Barbosa, Assessor de Inovação, Tecnologia e Gestão Pública na Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, citou as medidas que a Prefeitura de São Paulo vem adotando para fomentar a transformação digital da cidade.
“A prefeitura pode induzir a inovação por meio de espaços, oferecendo infraestrutura e apoio de técnicos. É o que ocorre no MobiLab (espaço criado pela Prefeitura para incentivar projetos a favor da mobilidade urbana)”, diz.
Ele também enfatiza a importância de pensar no Open Data. “Os dados que os órgãos públicos podem disponibilizar incentivam a criação de soluções inteligentes para a mobilidade urbana. É o que fizemos ao liberar o geoposicionamento dos ônibus para que desenvolvedores pudessem criar novos produtos que ajudam o dia a dia das pessoas”, finaliza.
O debate foi moderado por Bernardo Segal, Consultor de Desenvolvedor de negócios em tecnologia e Fundador da Segal Technologies and Solutions. Presentes no painel, estiveram Artur Costa, CEO na Planeta Informática e Especialista em Segurança e Sistemas de Pagamento offline e Sistemas AFC, Fernanda Caraballo, Diretora de Desenvolvimento de Negócios com Governo e Mobilidade Urbana na Mastercard e Fernando de Caires Barbosa, Assessor de Inovação, Tecnologia e Gestão Pública na Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo.