• Cards Payment & Identification is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Tendências

Como o mercado bancário mundial está reagindo às criptomoedas?

O avanço das criptomoedas, como a Bitcoin, para meios de pagamento estão enfrentando dois desafios: A falta de um “carimbo” governamental garantindo o lastro das transações e como bancos – que por lei devem combater a lavagem de dinheiro – lidam com uma moeda não emitida por um governo e que mantém anonimato dos usuários?

No Brasil, como investimento financeiros, as criptomoedas ainda não reguladas nem pelo BC (Banco Central) nem pelo CVM (Comissão de Valores Mobiliários); isso quer dizer que ninguém controla as Bitcoins e que não existem garantias ao pequeno investidor.

O presidente do BC, Ilan Goldfajn, alertou a respeito da possibilidade da formação de uma bolha e da formação de pirâmide nas operações de Bitcoin; alerta semelhante ao da CVM que lembra sobre a possibilidade de mais fraudes e do uso da criptomoeda para a lavagem de dinheiro. O diretor do Banco Central Chinês, Yao Qian lembra que o valor das criptomoedas, com a Bitcoin vem, principalmente, da especulação do mercado.

“Qualquer moeda precisa de estabilidade e transparência”, Ajay banga, presidente da Mastercard.

A China tem se mostrado uma peça-chave na economia do Bitcoin. Estimativas apontam que 85% do volume de transações com Bitcoin tem origem naquele país. É possível, ainda, que 80% de todo o chamado trabalho de “mineração” também esteja situado lá, devido ao baixo preço da energia e mão de obra.

Entretanto, o país asiático proibiu a captação de recursos em moedas virtuais e para tentar solucionar eventuais problemas com criptomoedas o Banco Central Chinês anunciou que pretende emitir uma moeda digital a fim de suprir a falta de valor dessas criptomoedas.

Segundo o diretor do Banco Central Chinês, Yao Qian, uma moeda digital emitida pelo estado tem maior poder de controlar flutuações de valor.Lloyd Blankfein, presidente do Goldman Sachs Groups, anunciou que o grupo também tem interesse Bitcoins.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...