Cada vez mais o consumidor procura por soluções rápidas que facilitem sua rotina. E isso inclui uma menor interação com vendedores e um sistema de pagamento quase autossuficiente. De acordo com o vice-presidente de Distribuição e Varejo da TOTVS, Ronan Maia, o Brasil já oferece soluções assim.
São pelo menos três; uma delas já está disponível em algumas lojas de redes de supermercados, uma segunda forma de pagamento mistura loja física com pagamento via aplicativo para smartphones e outra em que o cliente compra online e retira seus produtos em uma loja física.
3 métodos de compra e pagamento autossuficientes
1. Self Checkout
Solução que vem sendo adotada em maior escala no Brasil. De certa forma, o cliente passa pelo momento do pagamento, mas é uma etapa que ele faz sozinho, sem ter que enfrentar filas.
Também há aplicativos que permitem que o consumidor escolha os produtos dentro da loja, faça a leitura do código de barras, incluindo produtos na cesta de compras, e finalize com o pagamento, sem a intervenção de um vendedor ou caixa.
2. Pick and Go
Conceito em que o cliente pode pegar um produto, pagar pelo aplicativo no seu celular e ir embora sem precisar do apoio de nenhum vendedor – já está totalmente disponível no Brasil. O desafio de acordo com Maia, porém, é que “por aqui, esbarramos em algumas questões culturais e fiscais (pois aqui há a obrigatoriedade da emissão do cupom fiscal), mas que, certamente, em algum tempo devem ser superadas”.
3. Click and Collect
Possibilidade já bem aplicada no Brasil, aplicativo permite que o cliente faça suas compras online e apenas passe na loja escolhida para retirá-las, com o máximo conforto.