• Cards Payment & Identification is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Tendências

Brasil lidera desenvolvimento de tecnologias focadas em UX. Especialista comenta cenário e tendências

É comum ouvir o questionamento se o Brasil está defasado em relação aos países desenvolvidos quando o assunto é fornecer novos planos e formatos em meios de pagamento ou ainda, em pensar em soluções que facilitem a vida dos usuários e comerciantes. A verdade é que lideramos o desenvolvimento de tecnologias focadas em experiência do usuário, também chamada de UX (de user expercience), como a biometria, afirma o executivo da Stone, Augusto Lins.

Somos pioneiros na aceitação do EMV/Chip&Pin, que apenas agora está sendo implantado nos EUA, onde até pouco tempo a tarja magnética era regra”, explica. Ainda de acordo com Lins, o Brasil é líder mundial na tecnologia de biometria, que é pouco difundida em outros países. O executivo lembra que para acessar um smartphone de última geração, é necessário a biometria do dono, e que esse processo também é exigido no momento do pagamento, em conjunto com a senha ou em substituição dela.

Outro bom exemplo da utilização de biometria são alguns bancos que utilizam essa validação em caixas ATM. Contudo, a adoção completa dessa tecnologia demanda tempo e de um processo natural, além da necessidade de mudança do comportamento do lojista e do cliente.

Lins ressalta que é importante considerar durante essas comparações de mercado, o conceito de “one size doesn’t fit all” (o mesmo tamanho não serve a todos, em tradução livre para o português) no sentindo de que cada mercado e segmento precisa de soluções diferentes para suas necessidades específicas. “Esse sim é um “gap” do mercado brasileiro de pagamentos e do mundo como um todo”.

Wearables como relógios e pulseiras também estão ganhando adeptos, devido sua praticidade de pagar por aproximação ou NFC (Near Field Communication), tecnologia atualmente presente em em alguns cartões plástico, porém mais utilizada em smartphones, nos quais existe emulações de cartões de crédito e suas informações para as aplicações (como Samsung Pay ou Android Pay).

Case

Recentemente, a Stone integrou o grupo que implantou o projeto no transporte público para pagamento com cartões. A ideia é implementar validadores em metrôs e ônibus, que contenham um POS com capacidade de aceitar cartões contactless em seu interior e que o usuário tenha a opção de pagar sua passagem no transporte público com o cartão de crédito, de forma rápida e fácil, aproximando seu cartão (ou smartphone) do validador (catraca).

de-garcom-a-sommelier-15

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *