• Cards Payment & Identification is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Tendências

Blockchain ganha força entre bancos brasileiros

Durante o primeiro semestre de 2017, um grupo de trabalho da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) realizou o que foi considerado o primeiro teste formal de blockchain para baratear alguns custos de serviços bancários, simulando compartilhamento de cadastro com dados de clientes fictícios – apenas uma das diversas aplicações prática da tecnologia. Durante a transação toda a rede compartilhada iria checar a operação, o que, teoricamente, agiliza e barateia todo o processo.

O coordenador do grupo de trabalho da Febraban, Adilson Fernandes da Conceição, comenta que blockchain permite ter mais eficiência operacional, que é o que todos os bancos procuram, mas pondera que para o teste foram utilizados intermediários, como bancos e emissoras de cartões, para garantir a segurança de transações. “Mas eles são centralizadores, o que significa que podem ser hackeados, e custam muito, tornando as coisas mais lentas”.

Usando a blockchain é possível distribuir dados pela rede de várias máquinas conectadas em locais diferentes. Assim, cada máquina tem uma cópia do conteúdo, que é gerenciado de forma compartilhada. Tais dados são armazenados em blocos de informação criptografada, o que torna impossível excluir uma informação depois que ela foi inserida no sistema. Isso também dificulta o trabalho dos hackers, porque cada mudança precisa ser validada por várias dessas máquinas.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...