• Cards Payment & Identification is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Inovações

Biometria facial facilita rotina de aeroportos. Entenda como!

Desde 2016 aeroportos brasileiros estão implantando o sistema de biometria facial, mais especificamente nas alfândegas, controladas pela Receita Federal. A tecnologia consiste na captação de imagens em 3D com a geometria da cabeça, o que proporciona um mapa tridimensional pela amostragem de cada ponto da superfície do rosto da pessoa. Dessa forma, mesmo se o passageiro estiver usando algum artifício para tentar enganar a polícia, ele pode ser identificado e pego.

Na prática, o sistema capta fotos dos rostos dos passageiros em menos de três segundos e envia para um banco de dados, que identifica se a pessoa é um alvo da polícia ou não. Assim, o fluxo é facilitado e as pessoas que a polícia não tenha interesse em fiscalizar são rapidamente liberadas.

“Fatores como uso de barba, entre outras mudanças visuais, não interferem no funcionamento do sistema, uma vez que ele usa os algoritmos da NEC, que calculam as distâncias entre os traços do rosto, por exemplo”, explica André Eletério, Diretor de Marketing da NEC.

Novas ferramentas ainda estão em fase de testes e estará disponível para voos domésticos e internacionais. De acordo com companhias áreas que estão desenvolvendo projetos pilotos para implantar serviços de biometria facial, para usar o programa, basta que o cliente faça um cadastro da sua biometria facial, sem a necessidade de inclusão de qualquer outro dado.

Uma das tecnologias permite utilizar o reconhecimento facial para a realização do check-in no aplicativo de celular da companhia. Assim, nos próximos voos, o check-in poderá ser feito no aplicativo apenas com o reconhecimento facial do cliente.

Para o diretor de marketing da NEC, o sistema de biometria facial vai garantir muito além do que a segurança do passageiro na hora do embarque:

“O passageiro conseguirá fazer o processo de check-in com o próprio rosto e outra pessoa não pode tentar se passar por ele. Outros fatores favoráveis também são importantes, como a comodidade de não precisar enfrentar filas para a apresentação de documentos no balcão e o sistema poder informar dados de embarque. As câmaras embarcadas nos totens também ajudam no monitoramento da área”, afirma Eletério.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *