Em busca de mais segurança para si próprios e seus usuários – que por sua vez pedem experiências mais transparentes e intuitivas – bancos têm investido em novas ferramentas para se protegerem, como sistemas que utilizam diversas camadas para verificar a autenticidade de quem está usando determinado serviço. E uma das ferramentas usadas para isso é a análise da biometria comportamental.
O especialista em soluções de eBanking e eCommerce da Gemalto, Alexandre Bento, explica que com a biometria comportamental é possível obter um nível mais preciso de informações para saber se determinado usuário é confiável ou não. Com a biometria comportamental é possível identificar se o serviço é realizado sempre a partir do mesmo dispositivo, se a operação é sempre usando o mesmo o mesmo canal de relacionamento e se o usuário sempre realiza suas transações na mesma região e horário.
De acordo com Bento, traçando o perfil de comportamento do usuário é possível desenvolver operações mais transparentes que ofereçam melhores experiências. Entretanto, o especialista revela que, sim, a biometria comportamental é importante, mas ela precisa estar integrada a outros fatores. “As informações estão distribuídas e precisam ser reunidas para fazerem sentido”.