• Cards Payment & Identification is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Segurança

Advogado especialista em Direito Digital comenta desafios e ferramentas para solucionar fraudes em e-commerce

A prevenção à fraude no e-commerce pode ser caracterizada como eterno “jogo de gato e rato”. É o que afirma o advogado especialista em Direito Digital do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados, Aristides Tranquillini Neto. Isso acontece, pois a todo momento surgem novas tecnologias para prevenir e combater esquemas fraudulentos, porém eventualmente tais tecnologias são superadas, contornadas ou vencidas pelos fraudadores.

De acordo com Neto, isso torna a prevenção um trabalho que está sempre em evolução, demandando constante desenvolvimento de novas soluções e alternativas, o que se reflete nos próprios órgãos que lidam com o assunto, como o BC (Banco Central), que frequentemente reforça a importância de se adotar medidas prevenindo a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

 “As chances de identificarem o cliente tendem a aumentar, tornando o sistema mais confiável”, diz Aristides Tranquillini Neto

As soluções dependem das tecnologias utilizadas e do ramo a que se aplicam. Um exemplo, no ramo de contas de pagamento, especificamente para cartões, as empresas American Express, Discover Financial Services, JCB International, Mastercard e Visa criaram em 2006 o Payment Card Industry – PCI Security Standards Council (Conselho de Padrões de Segurança da Indústria de Cartões de Pagamento), que consiste em um fórum aberto global para contínuo desenvolvimento, aprimoramento, armazenamento, disseminação e implementação de padrões de segurança para a proteção de dados de contas.

O mercado, no entanto, dispõe de boas práticas que podem ser aplicadas, independentemente se relacionadas ao sistema financeiro ou de meios de pagamento, como a autentificarão por fatores combinados como:

  1. Biometria
  2. Senhas de acesso
  3. Tokens ou cartões de código

DE GARÇOM A SOMMELIER (6)

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.