A Cards - Future Payment

Quais os impactos de 2018 e 2019 para setor de meios de pagamentos?

Quais os impactos de 2018 e 2019 para setor de meios de pagamentos

Segundo o editor da IstoÉ Dinheiro, Luís Artur Nogueira, as eleições representam um grande risco para o crescimento como um todo do Brasil. Para ilustrar o motivo desse risco, Nogueira lista os cinco candidatos mais populares: Luiz Inácio Lula da Silva está preso, porém tem muitas intenções de votos; Geraldo Alckmin está sob investigação – “o plano B do PSDB é João Dória” -; não se sabe se Ciro Gomes é confiável, Marina Silva tem um partido fraco e Jair Bolsonaro, líder das pesquisas, não deixa claro se é economicamente liberal.

“Eleições geram expectativas (impeachment também)”, comenta Nogueira. Entretanto precisamos lembrar que o Brasil não é uma bolha. Tudo o que acontece em outros países nos afeta; o editor da IstoÉ Dinheiro, aponta duas situações que podem impactar o País: Donald Trump na presidência e o crescimento da China.

O presidente norte-americano segue cumprindo suas promessas “para o bem e para o mal”. Trump é populista e protecionista. Promove guerra comercial e derrubou impostos para empresas, isso estimula economia, mas derruba arrecadação do governo, aumentando rombo do próprio governo.

“Forçando empresas a atuarem dentro dos Estados Unidos faz com que produtos fiquem mais caros, com mão de obra mais cara do que a chinesa, perdendo competitividade. Isso causa problemas locais e globais”, comenta Nogueira. Falando sobre a mão-de-obra chinesa, a China não vai mais crescer 10%. A desaceleração da economia já é uma realidade.

Entretanto, a China mantém parte do seu crescimento investindo no mercado imobiliário. Construindo prédios em diversas cidades. “Pode ser que uma bolha imobiliária esteja sendo criada”, alerta Nogueira. “Porém, não conseguimos saber se isso está acontecendo, pois, o governo chinês não é exatamente transparente. Se isso acontecer será uma crise global”.

Por outro lado, a China pode se tornar a maior economia do mundo, ultrapassando os Estados Unidos. “O Brasil tem na China seu maior parceiro comercial. Precisamos exportar mais. Seria muito interessante estar ao lado deles”.

Nogueira alerta ainda que vale lembrar uma frase de investidor e filantropo norte-americano, Warren Edward Buffet: “Seja medroso quando os outros são gananciosos e seja ganancioso quando os outros estão com medo”.

desafios-meios-de-pagamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *